Category: Foto, Arte & Design

Você já pensou em tudo o que há por trás do processo de elaboração das capas dos seus livros favoritos? Nesse TED-Talk, o designer Chipp Kidd conta um pouco sobre de onde tirou as ideias para as suas capas mais famosas, como Jurassic Park e 1Q84 e explica a importância de uma capa bem bolada para o mercado editorial. Para ele, o mais importante é saber mostrar ao leitor qual a cara da história que será contada nas páginas que se seguem e passar de forma eficiente o espírito da narrativa. Tudo isso com muito senso de humor.

Ação Poética, a inspiração que vem das ruas

Paredes brancas, letras negras, frases belamente construídas. Talvez você já tenha se deparado com uma intervenção dessas nos muros da sua cidade. Essas obras, sempre escritas por algum artista urbano inspirado, fazem parte de um movimento global, a Ação Poética.

Há cerca de 20 anos, o poeta mexicano Armando Alanís Prado resolveu sair pelas ruas de Monterrey, onde vivia, para colocar um pouco de poesia nos muros. Ele começou escrevendo poemas longos, mas logo se deu conta de que tanto texto acabava deixando sua ação distante das pessoas que estavam com pressa. Ele então mudou sua forma de escrever e resolveu a colocar versos mais curtos. Assim, a iniciativa começou a atrair os olhares e a curiosidade das pessoas que passavam por elas e logo a Acción Poética se disseminou pelo país e pelo mundo.

O movimento defende que a palavra é um bem comum e deve ser valorizado, aberta ao conhecimento e à reação do público. A intenção é causar sensações através da poesia e com ela arrancar sorrisos dos leitores, por isso, as frases pintadas costumam ser sobre sentimentos universais, como o amor.

A Ação Poética não tem dono. Qualquer um pode participar. Baster ter um muro branco (com autorização dos donos), uma tinta preta e uma ideia na cabeça. A rua é um convite.

Ação Poética- Badalona

Ação Poética

Fonte

Ação Poética - Bailemos

Fonte

Ação Poética 5

Fonte

Ação Poética

Ação Poética

Fonte

Clichéa – Quão original é o seu mundo?

Clichea - Mapa de mundos de fantasia

Todo mundo de fantasia que se preze precisa de uma floresta negra que abriga criaturas da noite, uma cadeia de  montanhas sinistra na qual o Dark Lord curte passar uns tempos, territórios de povos bárbaros e um norte gelado. Todos esses elementos geográficos da fantasia foram reunidos nessa mapa de mentirinha, de uma terra de clichês chamada, bem… Clichéa. O trabalho é uma brincadeira com os padrões do gênero. Clichês, se bem trabalhados, podem render histórias inesquecíveis. Mas também serve de lembrete para que sejamos mais criativos na hora de criar nossos mapas.

Vi no Deviantart

As variações da página em branco – para combinar com o meu sumiço

Blank Page VariationsBlank Page Variations

Via Incidental Comics

Parede decorada com as páginas de um livro

Genial essa ideia de forrar as paredes de casa com as páginas de um livro. Se forem coladas na ordem, dá até para ler seus clássicos preferidos enquanto toma um café.

papel-de-parede-de-livros

livros-paredes

parede-decorada-livros

Páginas de livros na decoração

Ilustrações surreais para aguçar a imaginação: Jacek Yerka

Jacek Yerka é um ilustrador surrealista polonês. Criado em uma família de artistas, começou a se aventurar pelo mundo as ilustrações ainda criança, como autodidata. Ele utiliza técnicas dos anos 50 e recorre às imagens da sua infância para criar mundos imaginários repletos de animais fantásticos, paisagens extravagantes, lugares  e sentimentos. Fiquei encantada pelas imagens ao mesmo tempo tão reais e improváveis, que parecem ter sido tiradas de um sonho.

Continue reading

Out of Print: camisetas legais com seus livros favoritos

Existem por aí centenas de marcas de camisetas que criam estampas legais de bandas e filmes. Mas eu nunca tinha visto nenhuma que fizesse o mesmo com livros.

A Out of Print tem estampas e modelos para todos os estilos e gostos literários, o bastante para fazer qualquer amante dos livros ficar morrendo de vontade de comprar todas.

Continue reading

© 2017 Oxford Comma

Theme by Anders NorenUp ↑