Uma lista com livros essenciais da literatura universal viralizou há algumas semanas na internet. A chamada era pra lá de click-bait: “Somente 1% das pessoas já leram os livros dessa lista”, ou qualquer outra porcentagem absurda. O estranho era que todo mundo que compartilhou o resultado do teste já tinha lido os tais livros. Estratégias furadas para conseguir acesso aos dados de privacidade das pessoas ao fazer com que elas se sintam especiais existem aos montes, mas também há várias listas e desafios literários que valem a pena de verdade.

O legal de desafios literários é que, além de te incentivar a ler mais ao estabelecer uma meta, ajuda também a expandir nossas fronteiras literárias nos forçando a ler títulos que a gente não leria normalmente. Como eu sou meio inconstante, dificilmente consigo concluir uma lista dessas, mas já fui apresentada a diferentes autores e estilos só por entrar em contato com essas propostas de leitura.

Separei 10 desafios literários que rondam a internet e que eu achei que merecem uma chance na listinha de leitura. E sem essa de levar para-casa para a vida: não há nenhum problema em largar um desafio no meio ou trocá-lo por outro. O importante aqui é ler mais e se divertir.

Desafio Rory Gilmore

Desafio Literario Rory Gilmore

Eu só termine de assistir Gilmore Girls no ano passado, quando a série voltou aos holofotes graças à nova temporada lançada pela Netflix. O que me fez desistir na metade foi minha birra com a protagonista, Rory Gilmore. Mas, apesar de chatinha, a gente precisa admitir que ela tinha bom gosto para leitura. Quem acompanhou a série sabe que Rory nunca ficava sem um livro (ou dois, ou três…) na mão. Todos os 339 títulos mostrados durante as oito temporadas foram reunidos nesse desafio literário.  Lista.

Um livro de cada país do mundo

Mapa dos Clássicos da Literatura

A ideia geral é ler pelo menos um livro de escritores de cada um dos 199 países do mundo. Mas você pode criar suas próprias regras: precisa ser um livro que fale um pouco da história, cultura ou contexto do país, apenas romances, etc. Eu já falei desse desafio aqui no blog. Aqui você vê a lista com os livros que eu li para esse desafio.

25 livros que vão fazer de você um escritor melhor.

Um desafio apenas com livros sobre a escrita de gente fera no assunto. Alguns deles já foram recomendados aqui no Comma também. Lista.

Desafio literário 2018 da Livraria Cultura

Todos os anos, a Livraria cultura lança um desafio com 12 temas ou propostas de leitura. A lista desse ano está na imagem abaixo.

 

Desafio Literário Livraria Cultura

1001 livros para ler antes de morrer

Esse desafio contém todos os livros indicados no livro 1001 Livros Para Ler Antes de Morrer, lançado no Brasil pela editora Arqueiro em 2012 com acréscimos para prestigiar também a nossa literatura. O livro original tem um preço bastante salgado, mas você pode dar uma olhada na planilha com todos os livros indicados e seguir o desafio.

105 livros da cultura pop

Uma lista com livros que você precisa ter lido para entender referências que você mesmo (ou aquele amigo hiper-nerd) vivem fazendo. Além de útil para conversas de bar, ainda é uma desafio super divertido.

54 livros escritos por mulheres

Uma lista só com obras importantes de escritoras para valorizar o trabalho delas e dar mais visibilidade para as mulheres no mercado editorial e começar uma conversa sobre o feminino na literatura. Lista.

Prêmios Nobel de Literatura

Já pensou conhecer a obra de todos os ganhadores do Nobel de Literatura na história? Essa lista te ajuda.

100 livros essenciais da literatura brasileira

Ao contrário da maior parte das pessoas, eu não tive tanto contato com os clássicos da Literatura Brasileira na escola, porque o colégio que eu estudava – por algum motivo que ainda não sei explicar – nos mandava ler apenas livros para adolescentes durante a maior parte da minha vida escolar. Por isso, eu tive que correr atrás por conta própria para conhecer os grandes nomes da nossa literatura, mas eu sinto que ainda li poucos livros brasileiros. Essa lista,  elaborada pela revista Bravo em 2006, ajuda a ter uma ideia do que é importante ler em termos de clássicos da literatura tupiniquim.

Desafio Book Riot: 24 livros para ler esse ano

Um desafio com 24 tarefas e temas de leitura para cumprir ao longo do ano. Eles sempre lançam uma nova lista com tarefas inéditas em janeiro, então é um desafio que vale a pena acompanhar sempre. Veja aqui a lista de 2018.