Category: Exercícios Literários

Desafio de sexta: Desaparecimento na floresta

“Tenho certeza! Foi aqui que ele desapareceu!” – Disse a menina, olhando para dentro do que parecia ser uma toca ou buraco entre os galhos.

Buraco na Floresta

Responda: Quem é ele? O que ele estava fazendo antes de sumir? Para onde ele foi?

Desafio de sexta: uma história tirada do jornal

Uma das minhas músicas favoritas da banda Los Hermanos é a Conversa de Botas Batidas. Muito desse prediletismo vem da história por trás da música: Camelo a compôs depois de ler no jornal sobre o desabamento de um hotel no Rio de Janeiro, em setembro de 2002. O incidente acabou trazendo à tona o caso de amor extraconjugal entre um senhor aposentado e uma mulher, ambos encontrados nus entre os escombros, já sem vida. De acordo com a polícia, funcionários do hotel tentaram avisar a todos  os hóspedes, porém não tiveram nenhuma resposta ao ligar para o quarto dos amantes.

A história, para lá de trágica, acabou virando uma bonita canção de amor.

“Uma divagação sobre uma situação real. Um senhor e uma senhora morreram num desabamento aqui no Rio, e eles eram amantes. A música é como se fosse uma conversa deles antes de o prédio desabar.”

– MARCELO CAMELO

Histórias tiradas do jornal

O cotidiano é um prato cheio para a ficção. Escreva um conto, crônica ou poesia sobre uma notícia que você viu nos jornais ou noticiários. Compartilhe o resultado com a gente.

Desafio de sexta: A vida dentro de um quadro

O que aconteceria se você fosse tragado para dentro de sua pintura favorita? Escolha um quadro famoso ou outro trabalho de arte e escreva uma história curta que se passe dentro dele.

O grito - quadro E. Munch

E claro, não se esqueça de compartilhar o resultado com a gente.

Desafio de sexta: Reinvente um animal mitológico

Os mundos fantásticos são povoados por criaturas mágicas. Algumas dessas criaturas já possuem características universais tidas como obrigatórias, seja pelo alcance de suas lendas ou pela popularidade de alguma obra que as descreva. É o caso dos vampiros. Quando pensamos nesses seres das trevas, quase sempre temos a imagem do Conde Drácula criado pelo autor irlandês Bram Stoker ou das criaturas de Anne Rice. J.K. Rowling, no entanto, alterou a mitologia e os descreveu como seres quase cômicos, e claro, Stephanie Mayer os transformou em adolescentes que brilham sob o sol na série Crepúsculo.

Reinvente um animal mágico mitológico

Ainda que você tenha aprendido a imaginar unicórnios, duendes, dragões, fadas ou ogros de uma maneira específica, eles são apenas animais imaginários e nada impede que ganhem novas cores e formas a cada história. Seu desafio é escolher um desses seres fantásticos e descrevê-lo de uma forma original. Fique à vontade para imaginar também uma história na qual eles apareçam.

Desafio de sexta: A lista incompleta dos pequenos prazeres

No filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulain, a protagonista possui uma série de pequenos prazeres diários: mergulhar a mão em sacas de grão, partir o queimado do crème brûlée com a ponta da colher e fazer ricochetes na água do Canal St. Martin.  O designer Frank Chimero também tem uma lista do tipo: chamar as pessoas da família pela primeira letra do nome, reler algum livro, observar pontes.

Qual a sua lista de pequenos prazeres?

Escreve as pequenas coisas que te fazem feliz no dia a dia e compartilhe com a gente. Pode ser que você nem tenha dado atenção a algumas delas até esse momento.

Desafio de sexta: Os desaparecidos

Todos os anos, 250 mil pessoas desaparecem no Brasil sem deixar rastro. Isso quer dizer que uma a cada 200 pessoas vai sumir ao longo da vida. 22 pessoas a cada 45 minutos. Números parecidos assombram os Estados Unidos. Veja o que o autor Jim Butcher, da série The Dresden Files, sobre um detetive bruxo, escreveu em seu livro Dead Beat :

“Apenas no último ano, nos EUA, mais de 900.000 pessoas foram dadas como desaparecidas e jamais encontradas… em uma população de 300 milhões de pessoas. Isso é uma pessoa desaparecendo a cada trezentas e vinte e cinco. Todos os anos… talvez seja coincidência, mas é quase a mesma taxa de perda entre animais de rebanho mortos por grandes predadores na savana africana.”

O que aconteceu com essas pessoas?

Seu desafio é encontrar uma explicação para esses desaparecimentos. Foi um predador de outro mundo? Abdução alienígena? Dimensões paralelas? Proponha uma solução para o mistério que converse com o mundo da fantasia ou da ficção científica.

Compartilhe sua resposta no seu blog ou diretamente nos comentários.

Fonte

Exercício: A árvore e o elefante

Faça uma lista de todas as semelhanças possíveis entre uma árvore e um elefante.

Continue reading

Qual foi a primeira vez que você se apaixonou por uma história?

Todos os anos, no meu aniversário, eu tinha uma difícil decisão a tomar. Era um acordo comum na minha família que, ou se comemorava com uma festa, ou com um presente a nossa escolha. As festas eram sempre no salão do prédio da minha avó paterna e decoradas com meus personagens favoritos. Os brigadeiros, as lembrancinhas, os amigos da escola e a quantidade de convidados que chegavam, cada um com seus embrulhos, me faziam acreditar que, quase sempre, essa era a escolha mais inteligente.

No primeiro ano depois que eu aprendi a ler, no entanto, eu escolhi o presente. O motivo que me fez trocar todos os pacotes que eu ganharia na festa por um único foi uma coleção de livros infantis que eu vi na TV. Chamava-se Conte Outra Vez e era composta por 12 volumes, cada um com duas histórias lindamente ilustradas. Cada livro vinha acompanhado de uma fita cassete com a narração dos contos. Os volumes chegavam por correio, um por mês, o que significava que levaria um ano até que meu presente estivesse completo.  Lembro-me até hoje da música de abertura:

“Era uma vez, outra história assim vai começar

E todos vocês, neste mundo encantado vão sonhar

É só escutar com atenção e viajar na asa da imaginação

Que a alegria vai tomar seu coração…”

Continue reading

© 2017 Oxford Comma

Theme by Anders NorenUp ↑