Esse blog nasceu da insônia.

Ele foi criado em um momento em que as ideias estavam explodindo na minha cabeça, implorando por um lugar para serem colocadas, a ponto de não me deixarem ter uma noite tranquila. Eu queria falar de outras coisas, eu queria começar a fazer aquilo que eu achava que deveria estar fazendo, eu queria um espaço para desenvolver minha escrita e criatividade.

Foi por isso que o Oxford Comma nasceu. Com sorte, ele vai me ajudar a alcançar esses objetivos. Com mais sorte ainda, ele vai ajudar pessoas com objetivos semelhantes: vocês. Para que isso seja possível, a criação do blog está amparada em três princípios básicos:

1. Escreva todos os dias

O conselho unânime de qualquer mestre em escrita para seus pupilos: se você quer escrever, escreva. É preciso criar uma rotina, um hábito, enfiar a escrita em algum buraco do seu cronograma diário. Sem desculpas, sem mimimi, sem blablabla. Coloque a bunda na cadeira e apenas escreva. Todos os dias. Sem exceção.

2. Alimente sua criatividade

Ideias não surgem do nada. Elas florescem em meio a nossa bagagem cultural. Para que nasçam saudáveis, é preciso fertilizar o terreno, adubar nosso subconsciente através de leituras, exposições, filmes, palestras de pessoas inspiradoras, arte, viagens, novas formas de olhar para o cotidiano, outras ideias.

3. Faça rascunhos de merda

Ninguém acorda de manhã e tira um Shakespeare do umbigo. Para que algum dia a gente escreva qualquer coisa que valha a pena ser lida, é preciso antes escrever rascunhos de merda. Não se intimide. Faça coisas ruins, depois faça mais uma vez e novamente. Lapide seu estilo, melhore a cada revisão. Um dia, talvez, esse rascunho seja digno de um livro.

O conteúdo, por sua vez, é organizado de acordo com esses princípios orientadores:

Escrita Criativa

Espaço reservado para dicas de como escrever melhor, propostas e exercícios de escrita, discussões sobre narrativa e sobre o processo criativo de escritores consagrados, concursos literários e bibliografia sobre a arte de encadear palavras. Material para nos ajudar nessa difícil missão de sentar para escrever.

botao-coleçoes

Dicas de leitura, achados legais de arte, fotografia e design, músicas, filmes, artigos fofos de papelaria e pessoas inspiradoras que ajudam nosso subconsciente a ficar bem alimentado.

Meus Textos

Espaço onde eu vou, quando a vergonha permitir, compartilhar com vocês meus rascunhos de merda.

Tenham uma boa escrita 😉